segunda-feira, abril 17, 2017

Estudos para Célula de Crianças - Jesus e a Parábola do Fariseu e o Publicano


 A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano...




Data: 23/04/2017
Título: “Jesus e a Parábola do  Fariseu e o Publicano”
1-Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2-Louvor / Adoração
3-Oferta: Ensine às crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4-Pedidos de Oração: Líder, ore por todas as crianças da células e por seus pedidos específicos.
5-Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.
6-Objetivo: Levar as crianças a entenderem que  orgulho é  pecado! Que não devemos nos gloriar em nada, porque nós não somos nada, tudo vem de Deus, e tudo o que temos é Ele quem nos dá!
7-Quebra-Gelo: Você conhece alguém que é orgulhoso? Como você sabe que essa pessoa é orgulhosa? (Líder, antes explique às crianças o que é orgulho: muita admiração por si mesmo, de suas ações e qualidades, arrogância, soberba, atitude de desprezo em relação ao próximo).
8-Versículo para Memorizar: “Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Lucas 18:14
9- Referência Bíblica: Lucas 18:9-14
10- Mensagem: A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". 
11-Aplicação:  Na época de Jesus, o imperador do império Romano mantinha cobradores de impostos em todo o seu território, eles eram chamados de  Publicanos. Eles cobravam a população e entregavam o dinheiro para o  império. Esta parábola mostra a história de dois tipos de homens diferentes, que em um mesmo dia tiveram um mesmo pensamento, que foi o de ir até o templo fazer orações. Jesus faz uma comparação entre a oração realizada pelo fariseu que era um religioso da época e a realizada por um publicano (um cobrador de impostos). Como o fariseu se comporta? Ele se comporta com uma atitude de orgulho: ele estava em pé, falava apenas das suas qualidades, não demonstrava  nenhuma   reverência a Deus. Não havia  humildade em seus gestos. Já o coletor de impostos teve uma atitude  de humildade, nem sequer levantava os olhos para o céu, orava com a cabeça abaixada, ele batia em seu peito e orava:"Ó Deus, sê propício a mim, pecador!". Uma  oração humilde e  sincera, de um coração arrependido,  ele tocou o  coração de Deus! Uma pessoa orgulhosa acha que ela pode fazer todas as coisas sem depender de Deus. Ela não reconhece que tudo o que ela tem, tanto bens materiais, como suas qualidades:  talentos e habilidades vem de Deus! Quando uma pessoa é muito boa naquilo que faz,  como:  ir muito bem nas provas de matemática,   saber jogar no vídeo game, fazer lindos desenhos, ou também,  quando se acha uma pessoa muito bonita, ou muito inteligente,  ela pode se tornar orgulhosa, e essa atitude de orgulho é como dar  glória a si mesma!  E a glória pertence só a Deus! Ele é a nossa fonte em tudo e de todas as coisas que possuímos!
12- Atividade: 1- O líder pode escrever uma lista com várias frases sobre atitudes de uma pessoa orgulhosa e humilde, e pedir para as crianças dizerem se é orgulho ou humildade. Ex João se  acha o aluno mais inteligente da escola. Ana pediu perdão  à sua mãe porque não arrumou a sua cama.   Meu vizinho só fala do carro novo que comprou. Meu tio sempre pede ajuda para o meu pai quando não sabe fazer um serviço.... Líder, faça umas 5 frases para cada atitude. 2- Pode também citar alguns personagens na Bíblia que tiveram atitude de orgulho ou de humildade. 3- Fazer a brincadeira de levantar e agachar: quando disser a palavra ORGULHO, as crianças ficam em pé, quando disser a palavra HUMILDADE, as crianças se agacham. Ganha o brincadeira que não errar.

13-Comunhão / Encerramento
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Pastora Mirian Martins Galli
"Nossa Visão é edificar uma igreja de crianças vencedoras, que refletem a glória de Deus para o mundo, através das células."

Seguidores

Seguidores

Digite seu Email

KIT DIGITAL

KIT DIGITAL
Clique na imagem para conhecer o Kit Ministério Infantil Digital. Faça já o seu Download!

Abençoando Crianças, Abençoando Famílias

Abençoando Crianças, Abençoando Famílias
"Abençoando Crianças, Abençoando Famílias" é um livro que tem como objetivo: capacitar pais, professores e líderes no ensino e formação das crianças para que elas se tornem Crianças Abençoadoras! Clique na imagem ou no botão PagSeguro e adquira o seu livro!

Apostila - Turma do Reino

Apostila - Turma do Reino
Apostila - 50 lições para célula de crianças e EBD. Clique na imagem

Apostila Turma do Reino

Adquirá já a sua Apostila Turma do Reino clique no botão do PagSeguro:






Água Viva News

Mauá 18 de Junho de 2017

Pra Soraia Pereira

DICAS SOBRE MATERNIDADE, BELEZA, EDUCAÇÃO DE FILHOS

Marcadores

Água Viva Kids. Tecnologia do Blogger.

Nossos Parceiros

Versículo diário

CMM - Criança Mundo Melhor

O Projeto “Criança Mundo Melhor” é um projeto sócio educativo, destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social, de 7 a 12 anos. As crianças recebem refeições diárias: almoço e lanche. São realizadas diversas oficinas e atividades: Desenho, Musicalização Infantil, Canto, Inglês, Teatro, e Reforço Escolar, visando o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. “Se desejamos um mundo melhor, devemos dar uma vida melhor às nossas crianças!”

Curta nossa Página

Copyright © ÁGUA VIVA KIDS Desenvolvido por: Artik Design