segunda-feira, abril 24, 2017

Estudos para Célula de Crianças - Jesus e a Parábola do Bom Samaritano



 Jesus estava ensinando em particular os seus discípulos quando um mestre da lei se levantando perguntou: — Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: — Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo...



Data: 30/04/2017
Título: “Jesus e a Parábola do Bom Samaritano”
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Líder, ensine as crianças a importância de ofertar e dizimar na casa do Senhor
4- Pedidos de Oração: Ore por curas e pedidos específicos das crianças.
5-Revisão da lição anterior: Faça perguntas às crianças da última lição dada.
6- Objetivo: Ensinar as crianças a fazer o bem a todos, tanto para amigos como para inimigos.
7-Quebra-Gelo: Você já fez uma coisa boa para uma pessoa que você não gostava ou que não gostava de você?
8- Versículo para Memorizar: “Mas vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem”. 2ª Tessalonicenses 3:13
9- Referência Bíblica: Lucas 10:25-37
10 - Mensagem: Antes de iniciar a história mostre gravuras ou desenhos de pessoas diferentes. Exemplos: pessoas negras, brancas, asiáticas, pessoas pobres e ricas, pessoas muito inteligentes e pessoas analfabetas, pessoas com todos os membros do corpo, pessoas paralíticas, etc. E perguntem quais são as diferenças entre essas pessoas, e deixem as crianças responderem, e depois pergunte o que elas têm de igual, de semelhante, espere as respostas, e depois diga que a semelhança entre elas é que todas elas são seres humanos, criaturas de Deus e que merecem serem tratadas com respeito e amor. E explique que tem uma história na Bíblia que fala sobre isso: a “Parábola do Bom Samaritano”:
Jesus estava ensinando em particular os seus discípulos quando um mestre da lei se levantando perguntou: — Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: — Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? Então Jesus respondeu contando uma parábola: — Certa vez, um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: — Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: — Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? —Aquele que o socorreu! —respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: — Pois vá e faça a mesma coisa.
11- Aplicação: Essa história surpreende a todos pela atitude das pessoas para com o homem que estava ferido, pois era de se esperar que o sacerdote ou o levita, pessoas que serviam a Deus trabalhando o tempo todo no templo, e que deveriam refletir o amor de Deus, tivessem compaixão do ferido. Mas não foi isso que aconteceu. Um samaritano, a quem os judeus desprezavam, foi quem socorreu o homem ferido. Esta é uma lição preciosa que devemos aprender: todos nós devemos amar as pessoas, independentemente do local onde elas moram, o que fazem, a língua que falam, a cor de sua pele, se é pobre ou rica, como se vestem, se têm muito conhecimento ou pouco, etc. Devemos não só amá-las e tratá-las bem, mas ajudá-las nas suas necessidades.
12- Atividade: 1º) Sugestão: Mural. As crianças podem contar a história através da arte. Coloque papel pardo na parede e deixe as crianças usarem marcadores, tintas, cores, etc, para desenhar as cenas a seguir. /Cena 1 - Os assaltantes bateram no homem e ele ficou jogado no chão como um morto. /Cena 2 - O sacerdote passa pelo homem. /Cena 3 - O levita passa pelo homem. /Cena 4 - O samaritano para e ajuda o homem. /Cena 5 - O samaritano leva o homem para uma pousada e paga para que cuidem do homem ferido. Depois que completar o desenho, peça às crianças para descreverem a história em suas próprias palavras. 2º) Sugestão: Dramatização. Pode fazer uma encenação desta história de uma forma diferente e criativa, usando o humor (exemplo: tipo “Mr. Bean”), as crianças vão se divertir bastante. Escreva um roteiro curto com as crianças com cenas engraçadas. Atores necessários: Narrador, ladrões, sacerdote, levita, estrangeiro, Samaritano.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Pastora Mirian Martins Galli
"Nossa Visão é edificar uma igreja de crianças vencedoras, que refletem a glória de Deus para o mundo, através das células."

Seguidores

Seguidores

Digite seu Email

KIT DIGITAL

KIT DIGITAL
Clique na imagem para conhecer o Kit Ministério Infantil Digital. Faça já o seu Download!

Abençoando Crianças, Abençoando Famílias

Abençoando Crianças, Abençoando Famílias
"Abençoando Crianças, Abençoando Famílias" é um livro que tem como objetivo: capacitar pais, professores e líderes no ensino e formação das crianças para que elas se tornem Crianças Abençoadoras! Clique na imagem ou no botão PagSeguro e adquira o seu livro!

Apostila - Turma do Reino

Apostila - Turma do Reino
Apostila - 50 lições para célula de crianças e EBD. Clique na imagem

Apostila Turma do Reino

Adquirá já a sua Apostila Turma do Reino clique no botão do PagSeguro:






Água Viva News

Mauá 25 de Junho de 2017

Pra Soraia Pereira

DICAS SOBRE MATERNIDADE, BELEZA, EDUCAÇÃO DE FILHOS

Marcadores

Água Viva Kids. Tecnologia do Blogger.

Nossos Parceiros

Versículo diário

CMM - Criança Mundo Melhor

O Projeto “Criança Mundo Melhor” é um projeto sócio educativo, destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social, de 7 a 12 anos. As crianças recebem refeições diárias: almoço e lanche. São realizadas diversas oficinas e atividades: Desenho, Musicalização Infantil, Canto, Inglês, Teatro, e Reforço Escolar, visando o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. “Se desejamos um mundo melhor, devemos dar uma vida melhor às nossas crianças!”

Curta nossa Página

Copyright © ÁGUA VIVA KIDS Desenvolvido por: Artik Design