Seguidores

terça-feira, julho 19, 2016

Célula de Crianças - Por onde começar?




Célula de Crianças - Por onde começar?



     Esta e a pergunta que todos fazem quando decidem abrir uma célula de crianças. Então vamos lá para o passo a passo. Primeiro, encontre as crianças. Certamente você as encontrará participando da célula de adultos, junto com os seus pais, ou na célula de jovens, junto com os seus irmãos mais velhos, ou também pode fazer um convite para os seus vizinhos. Podemos fazer células de crianças cujos pais não são evangélicos? Podem não, devem! Quando iniciei as células, me criticaram porque achavam que eu deveria trabalhar apenas com as crianças da igreja, como se as outras crianças não precisassem de salvação. Pois trabalhamos com todas, e muitos pais têm se convertido pelo testemunho dos seus filhos, que frequentam as células de crianças!

     Segundo, converse com os professores do Ministério Infantil, eles, com certeza, serão os primeiros líderes de células de crianças.

     Não desanime, se os professores reagirem contra este trabalho, e se fizerem muitas perguntas que você não sabe responder. Mantenha a calma, toda mudança gera resistência, porque as pessoas têm medo do desconhecido, daquilo que nunca experimentaram. A tendência é manter o trabalho que está sendo feito, porque é seguro. O desconhecido assusta e amedronta mesmo, isso é normal.

     Quando iniciei o trabalho com as crianças na visão celular não sabia de nada, mas aos pouquinhos fomos aprendendo através dos erros, o que funcionava ou não. Mas, como sempre, quando queremos implantar um sistema, uma visão, um projeto, é preciso perseverança, esta é a chave para você ser bem sucedido e, se você for apaixonado pela visão, daí pronto! O diabo já perdeu!

     A perseverança e a paixão são ferramentas fundamentais para qualquer trabalho que desejamos realizar na igreja ou fora dela. Elas te fortalecem nas lutas, dificuldades e provações. Nelas encontramos soluções para cada problema que aparece, e as ideias surgem para aplicar na visão. E assim, pouco a pouco você ganhará pessoas para seguir e aplicar a visão.

     Comece então fazendo essas reuniões com os professores de crianças. Fale sobre a importância da célula infantil. Assim como os adultos, as crianças precisam ter a sua célula, e um líder para pastoreá-las. Passe vídeos, prepare uma apostila, monte turmas para treinamentos. No meu blog (miriangalli.blogspot.com) há vários videos que palestrei para líderes e professores de crianças.
Dê um passo de cada vez. Tudo na vida é uma escada, você tem que pisar no primeiro degrau, depois no segundo e assim sucessivamente, se você tentar saltar para o décimo degrau, na certa cairá, e se machucará e depois terá que esperar para se restabelecer e tentar subir de novo. As pessoas que visitam a nossa igreja, ficam de certa forma encantadas com o trabalho que fazemos com as crianças, com o número de células que temos, mas não começamos no décimo degrau. Tudo começou com a primeira célula de crianças.

     A igreja não abraçou a visão celular infantil de imediato, foi um trabalho de anos, mas não paramos. O tempo todo temos que estar falando sobre o pequeno rebanho de Deus, que ele faz parte da igreja, que as crianças precisam e devem ser pastoreadas tanto quanto os adultos. É um trabalho árduo e constante, mas necessário, para que as células de crianças continuem nascendo e se multiplicando.





     Por enquanto falei da nossa parte, o que devemos fazer de início. Mas tem a parte espiritual, sem ela, as células podem até surgir, mas sem a vida de Deus, não vão durar muito tempo. No inicio da visão, eu tinha alguns professores que estavam junto comigo, que aceitaram o desafio de implantar a visão na igreja. E nós fizemos muitas campanhas de oração e jejum. Aos domingos, uma hora antes de começar o culto, nos reuníamos para orar, não havia palavra, louvor, era uma hora de oração, sem parar. Fizemos várias campanhas como esta. E o Senhor nos fortalecia em cada etapa da implantação. Posso dizer que foi um início de muita dor e choro, mas nunca esquecemos o que a Palavra de Deus diz que somos: ”mais que vencedores!” Aleluia!

     Nessas campanhas, o Senhor nos trouxe grande revelação e discernimento sobre a luta que travávamos com o maligno que, de todas as maneiras, tentava nos impedir, nos enfraquecer, fazer com que desistíssemos desta visão. Certa vez, preparando a apostila para a capacitação de líderes e novos líderes de crianças, estava digitando sobre as mentiras que o diabo coloca na mente dos líderes e pastores para desviá-los de pastorear as crianças, e simplesmente, o documento travou, não conseguia imprimir esta parte, “misteriosamente”... Ri, quando olhei para o título, e logo descobri a causa do problema, quem estava por trás disso. O diabo tenta mas não consegue parar àqueles que amam e se importam com o pequeno rebanho do Senhor! Só sei que no dia marcado, o curso foi dado e muitas pessoas foram despertadas para liderar crianças! Glória a Deus!

     Bem, retomando aos passos, não queira abrir 5 células de uma vez. Abra uma só, acompanhe o líder, vá sanando os problemas que surgirem, depois vá abrindo outras. O desenvolvimento e o estabelecimento da visão requer: oração, jejum, acompanhamento das células, reunião com os líderes e curso de capacitação para novos líderes.

     Nas células de adultos, onde há crianças, caberá ao líder da célula preparar uma pessoa para liderar as crianças ou enquanto não há essa pessoa, monta uma escala, em que, um pai ou uma mãe, ou um casal sai com as crianças para ministrar a Palavra de Deus a elas. As crianças podem ficar junto com os adultos no momento do louvor e adoração, e depois saem com o líder delas ou a pessoa responsável que está escalada naquela reunião. Se não tiver espaço para duas células acontecerem simultaneamente, a célula de crianças é feita em um outro dia.


      O importante é começar a visão celular com as crianças. Depois de iniciada, as crianças vão surgindo, os líderes vão sendo levantados, e os anfitriões vão aparecer também (anfitrião é a pessoa que cede a casa para acontecer a célula, mas ele não é o líder). Creia! As coisas vão acontecer, porque Deus é fiel e suprirá todas as suas necessidades! Pois, se você for esperar ter o número suficiente de crianças, os líderes necessários ou locais certos para as reuniões, você nunca começará.

     Tenho líderes que fazem células no quintal, na praça, e em escolas. Líderes que lideram duas ou três células, líderes que tinham somente duas crianças, mas começaram a célula mesmo assim e essas crianças chamaram outras e a célula cresceu e se multiplicou! Deus honra líderes que são fiéis a Ele, líderes que não enxergam problemas, mas que simplesmente desejam tocar o coração das crianças com o amor do Pai.

     Inicie o trabalho pela fé, ele por si só, passando a existir, vai atrair todos os recursos que suprirão as necessidades da visão. Não desista! Os resultados que você terá, os frutos que colherá serão de uma grandeza indescritível e imensurável!

     Uma vez disse para os meus líderes: “não olhe para o número de crianças que você tem na sua célula, mas olhe para o número de pessoas que cada uma dessas crianças têm ou terão contato: pais, familiares, colegas de escola, de faculdade, de trabalho. O que você tem ministrado no coração delas ecoará por onde ela passar, alcançará centenas ou talvez, milhares de pessoas que ela vai conhecer e se relacionar durante toda a sua existência nesta terra e tudo começou com a primeira semente, e que foi lançada por você, líder de criança!

                                              Mirian Galli
                                              Pastora do Ministério Água Viva Kids
                                            34 anos ensinando o Precioso Rebanho!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR