Seguidores

terça-feira, abril 05, 2016

Estudo para célula de crianças - Davi é ungido rei



O Senhor Deus disse a Samuel: Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Saul era rei de Israel, o primeiro rei que Israel teve. Mas ele não obedecia a Deus. Por isso Deus falou para Samuel: Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu...

Data: 10/04/2016
Título: “Davi é ungido rei”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias,que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração: Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos.
5- Revisão da lição anterior:  Faça perguntas da última lição dada.
6- Objetivo Levar às crianças a valorizar as pessoas nas suas qualidades: bom caráter, bondade, respeito, amor a Deus e ao próximo. Uma pessoa que possui esses valores é uma pessoa bonita. Esta beleza é mais importante que a beleza física. Não adianta uma pessoa ser bonita, na aparência, e ser mentirosa, ser má, sem temor a Deus. A beleza física não dura, porque as pessoas vão ficando velhas, mas a beleza do coração permanece para a vida eterna, pois agrada o coração de Deus!
7-Quebra-Gelo: Você já conheceu uma pessoa bonita, mas que tinha um mau caráter ?
8- Versículo para Memorizar: “O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” I Samuel 16:7
9- Referência Bíblica: 1 Samuel 16:1-13
10-Mensagem: O Senhor Deus disse a Samuel: Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Saul era rei de Israel, o primeiro rei que Israel teve. Mas ele não obedecia a Deus. Por isso Deus falou para Samuel: Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. Samuel responde: —Se Saul souber disso, ele me mata! O Senhor respondeu: Leve um bezerro e diga que você foi lá para oferecer um sacrifício ao Senhor. Convide Jessé para o sacrifício, e depois você ungirá como rei aquele que eu indicar. Samuel foi a Belém. Quando chegou lá, ele mandou que Jessé e os seus filhos se purificassem e os convidou para o sacrifício. Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou: — Este homem que está aqui na presença de Deus, o Senhor, certamente é aquele que o Senhor escolheu. Mas o Senhor disse: — Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. Então Jessé chamou o seu filho Abinadabe e o levou a Samuel. Mas Samuel disse: — Este também não foi escolhido pelo Senhor. Assim Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel disse: O Senhor Deus não escolheu nenhum destes. E perguntou a Jessé: — Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas. Então mande chamá-lo! disse Samuel. Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier. Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: É este mesmo. Derrama o óleo em sua cabeça. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá.
11- Aplicação: Davi , embora fosse um menino de boa aparência, não tinha idade, nem estava preparado para ser rei, ele era muito novo. Havia muitos adultos com preparo, com conhecimento para ser rei. Mas o senhor escolheu um menino, pastor de ovelhas, o mais novo dos seus irmãos. Por quê? Porque Davi amava ao Senhor de todo o seu coração. Davi foi conhecido mais tarde, como “o homem, segundo o coração de Deus.” Davi era um menino novo como você. Talvez as pessoas achem que você é apenas uma criança que não entende nada, que não tem idade para ser usado por Deus. Mas isso não é verdade. Você não precisa esperar crescer, ser um adulto, para Deus começar a te usar. Entregue o seu coração ao Senhor, e Ele te usará com autoridade para pregar, para profetizar, para orar com fé, e ver os milagres! Vamos repetir o versículo!
12- Atividade: Teatro: “Davi e suas ovelhas”- Davi era pastor de ovelhas. Fazer uma encenação junto com as crianças. Uma criança será o Davi, e as outras serão ovelhas. Dizer quais eram as atividades de um pastor: levar as ovelhas para pastar, deixá-las comer, depois levá-las para beber água, protegê-las de um animal feroz. Enquanto cuidava delas, Davi tocava harpa também. Peça para as crianças darem outras sugestões das tarefas de um pastor. E conforme for mencionando, as crianças vão fazendo a encenação. Pode preparar um cenário também com as crianças, do lugar de pasto, lugar de beber água, etc.
Brincadeira:  ESCOLHA SEU RIVAL
Haverão duas equipes. Os jogadores estarão lado a lado, todos preparados para correr. As equipes estarão separadas uma da outra. Em cada rodada, um jogador de cada equipe irá participar. É uma corrida comum (50 metros rasos), mas o corredor pode escolher o seu rival. Ex.: É a vez da equipe A escolher. O corredor da equipe A é o Bruno. Bruno deverá gritar o nome de alguém da outra equipe (ex.: Caio). Imediatamente após a escolha, Bruno e Caio deverão correr até a linha de chegada. Quem chegar primeiro, elimina o outro. Agora, é a vez da equipe B escolher... E por aí vai. Vence a equipe que fizer a outra zerar o número de corredores. Ë importante saber quem escolher, a escolha errada pode fazer você perder. Samuel escolheu certo, porque buscou no Senhor.
13- Comunhão / Encerramento





Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar. Muito boa a lição. Bjks e fica com Deus.

    ResponderExcluir

TRADUTOR