Seguidores

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Estudos para Células de Crianças - Josué e a Conquista de Jericó



Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. O SENHOR Deus disse a Josué: — Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis...


Data: 14/02/2016
Título: "Josué e a Conquista de Jericó"
1-  Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta:Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração:  Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos.
 5- Revisão da lição anterior: “ Revisão Josué"  (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos obedecer a todas as ordens que o Senhor nos der, e crer nas Suas promessas para nós!
7-Quebra-Gelo:Você já assistiu um filme de batalha? Conte como foi.
Depois que as crianças falarem, diga que você também tem uma história para contar sobre batalha, só que bem diferente das batalhas que elas contaram.
8- Versículo para Memorizar: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9
9- Referência Bíblica: Josué 6:1-27
10-Mensagem: Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. O SENHOR Deus disse a Josué: — Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade. Josué chamou os sacerdotes e disse: — Carreguem a arca da aliança, e na frente fiquem sete sacerdotes levando cornetas. E disse ao povo: — Comecem a marchar em volta da cidade! E que os soldados marchem na frente da arca da aliança de Deus, o SENHOR! Aí Josué ordenou que os sacerdotes dessem uma volta ao redor da cidade, carregando a arca da aliança. Depois voltaram ao acampamento e passaram a noite lá. No dia seguinte Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes carregaram a arca. Os sete sacerdotes que levavam as sete cornetas, iam na frente, tocando sem parar. Os soldados iam na frente deles, e um grupo de guardas seguia a arca. As cornetas não paravam de tocar. No segundo dia marcharam de novo uma vez em volta da cidade e voltaram ao acampamento. E fizeram isso durante seis dias. No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes no mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade. Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo: — Gritem agora! O SENHOR Deus está entregando Jericó a vocês! Então os sacerdotes tocaram as cornetas. Logo que o povo ouviu este som, gritou com toda a força, e a muralha caiu. Aí todos subiram, entraram na cidade e a tomaram. Assim o SENHOR Deus esteve com Josué, e a fama de Josué se espalhou por todo o país.
11- Aplicação: Os israelitas obedeceram direitinho todas as ordens dadas por Deus! Eles não só foram obedientes, como também tiveram fé que Deus os ajudaria a conquistar a cidade de Jericó, e foi uma grande vitória ! O Senhor foi fiel e cumpriu a promessa que deu a Josué: “Não tenha medo, estarei contigo por onde for.” Josué venceu porque confiou em Deus, creu na conquista de Jericó! E você ? Crê nas promessas de Deus? Saiba que as promessas de Deus são para você também! E você vencerá o inimigo. Qual tem sido o seu inimigo hoje? O diabo usa um colega pra te tratar mal, para trazer briga entre os pais, para prender as pessoas no vício da bebida e droga! Ma o Senhor é mais forte e tem mais poder que o nosso inimigo! Apenas creia e obedeça! E o Senhor te dará vitória!
12- Atividade: Faça a encenação com as crianças da história da Conquista de Jericó. Não se esqueça das cornetas. Elas vão amar fazer essa encenação! Barulho é com elas!
13- Brincadeira: Forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro: quem irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. Nós devemos ser exemplo para as outras pessoas, quando pedirmos para alguém fazer algo, devemos ter feito primeiro, como Josué que deu as 7 voltas, nos 7 dias junto com o povo. Não devemos mandar alguém fazer algo que nós mesmos não gostaríamos de fazer.

Um comentário:

TRADUTOR