Seguidores

terça-feira, novembro 03, 2015

Estudos para Célula de Crianças - Jacó e Esaú


Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. E ela teve dois meninos. Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em...


Data: 08/11/2015
Título: “Jacó e Esaú”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração: Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos. 
5- Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.
6- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus não se agrada quando mentimos ou enganamos as pessoas.
7- Quebra-Gelo: Você já mentiu ou enganou alguma pessoa? Como foi? Ela descobriu depois?
8- Versículo para Memorizar: “Por isso deixem a mentira, e falem a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." Ef 4:25
9- Referência Bíblica: Gênesis 25: 19-34, 27:1-46 e 33
10-Mensagem: Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. E ela teve dois meninos. Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Isaque amava mais Esaú, Rebeca, por sua vez, preferia Jacó. Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome, por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí. Jacó respondeu: - Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú concordou. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Um dia, Isaque, que já estava bem velho e havia ficado cego, chamou Esaú e pediu-lhe para que caçasse um animal, preparasse uma comida para ele, e depois que comesse, o abençoaria. Acontece que Rebeca escutou o que Isaque disse a Esaú. E ela queria que Jacó fosse abençoado, não Esaú, por isso pediu para que Jacó trouxesse dois cabritos para que ela preparasse a comida para Isaque. Aí Jacó disse à mãe: — O meu irmão é muito peludo, e eu não. Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar. Mas Rebeca já sabia o que fazer: pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó. Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pêlos, depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito para Jacó levar para seu pai. Quando Jacó chegou no quarto, Isaque disse: — Traga-me a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei. Jacó serviu a comida ao seu pai. Isaque comeu, e bebeu. E em seguida, abençoou o filho Jacó. Logo depois, Esaú chegou vindo da caçada. Mas quando entrou no quarto do seu pai, Isaque, soube que Jacó o havia enganado. Esaú ficou desesperado ao saber que seu irmão recebeu a bênção do pai. Mesmo assim Isaque também deu uma bênção para Esaú, mas não era tão especial como foi para Jacó. Esaú ficou com muita raiva, que prometeu se vingar do seu irmão, matando-o. Jacó ao saber disso fugiu, e Rebeca também foi castigada, pois nunca mais viu seu filho. Jacó foi morar com o seu tio Labão e acabou sendo enganado por ele: Jacó trabalhou na propriedade do tio para casar-se com a sua filha Raquel, mas o tio o enganou, e entregou Lia, a irmã de Raquel. Então Jacó teve que trabalhar mais alguns anos para poder se casar com Raquel, a quem ele amava. Passaram-se muitos anos, os dois irmãos, agora casados e com filhos, se reencontram, e fazem as pazes Jacó pediu perdão e Esaú o perdoa!
11- Aplicação: Jacó sofreu muito porque mentiu e enganou o seu pai Isaque e seu irmão Esaú. E ele mesmo foi enganado pelo seu tio. As pessoas mentem e enganam os outros com muita facilidade, acham que isso não tem nada de mais. Mas mentir é um pecado como matar, não existe pecado grande ou pecado pequeno. Pra Deus tudo o que fazemos que prejudique o nosso próximo é pecado. A Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo, por isso não devemos mentir porque somos filhos de Deus, e Deus é o pai da verdade.
12- Atividade: Jogo da Mentira: O jogo começa com um dos participantes contando uma história, ou uma situação sendo que toda vez que a criança, que estiver de fora, disser mentira, quem está contando a história deve mudar totalmente o rumo. Por Ex: eu fui à praia e estava um sol bem gostoso - MENTIRA! - Bom na verdade, eu fui pra praia, mas estava um frio de doer... Outra versão: pedir para a criança contar um fato que aconteceu com ela, pode ser verdade ou mentira, e uma outra criança tem que adivinhar se ela está falando a verdade ou não.
13- Comunhão / Encerramento

Jacó e Esaú - Desenhos e Atividades 
Jacó e Esaú- Gravuras 
Jacó e Esaú - Vídeo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR