Seguidores

11ª CONFERENCIA ÁGUA VIVA KIDS - 2015

terça-feira, agosto 09, 2016

Rainha Ester - Festa do Purim


Purim "sorteio" em hebraico, do acadiano pūru) é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia. Os judeus estavam exilados na Babilônia desde a destruição do Templo de Salomão pelos babilônios e dispersão do Reino de Judá. A Babilônia, por sua vez, foi conquistada pela Pérsia.

A festa de Purim é caracterizada pela recitação pública do Livro de Ester por duas vezes, distribuição de comida e dinheiro aos pobres, presentes e consumo de vinho durante refeição de celebração (Ester 9:22); outros costumes incluem o uso de máscaras e fantasias e comemoração pública.
Purim é celebrado anualmente no 14º dia do mês hebraico de Adar, o dia seguinte à vitória dos judeus sobre seus inimigos (13 de Adar). Em cidades que eram muradas no tempo de Josué, incluindo Susa e Jerusalém, Purim é celebrado no 15º dia do mês, conhecido como Purim Shushan.

Assim como todas festas judaicas, Purim tem início ao pôr-do-sol da véspera no calendário secular.
O nome "Purim" vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". Este era o método usado por Haman, o primeiro-ministro do Rei Achashverosh da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país.
Visão geral do festival[editar]

Assim como Chanucá, Purim tem mais um caráter nacional que religioso, e seu status como feriado tem um nível inferior àqueles comandados sagrados pela Torá. Assim, transações comerciais e mesmo trabalho manual são permitidos em Purim, apesar que em certos lugares restrições foram impostas sobre o trabalho.

As quatro principais atividades da festa são:
- Ouvir à leitura pública, geralmente na sinagoga, do Livro de Ester.
- Mandar presentes de comida para amigos.
- Dar caridade aos pobres.
- Comer uma refeição festiva.



Hamentaschen, também conhecido como Oznei Haman (orelhas de Hamã), doce típico de Purim.
Festa de Purim - Prato Típico

Ingredientes da Massa
1/2 xícara (chá) de açúcar
100gr de manteiga sem sal
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Ingredientes do Recheio
3 ameixas frescas sem caroço cortadas em cubos bem pequenos
1/2 xícara (chá) de ameixas em calda (sem caroço)
1/2 xícara de uvas passas sem semente
2 colheres (sopa) de mel
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão siciliano

Modo de Preparo
Prepare a massa: na tigela da batedeira, bata em velocidade alta o açúcar com a manteiga, até formar um creme claro.

Adicione o ovo e bata por 2 minutos. Em seguida, acrescente o sal e bata mais 1 minuto. Abaixe a velocidade da batedeira, junte o fermento e a farinha aos poucos. Bata até obter uma massa macia. Retire, envolva em plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.

Prepare o recheio: leve uma panela ao fogo médio com as ameixas, as uvas passas, o mel e os sucos de laranja e de limão. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 15 minutos. Deixe esfriar.


Retire a massa da geladeira. Com um rolo, abra a massa até chegar a 0,5 cm de espessura (se não tiver um rolo, faça pequenas bolas de massa e pressione com as palpas das mãos para fazer pequenos discos). Em seguida, corte-a em círculos de 7cm de diâmetro. No centro de cada disco, coloque 1/2 colher (chá) do recheio. Dobre os lados, formando um triângulo, coloque-os em uma assadeira untada (ou coberta com papel manteiga) e leve-os para assar no forno preaquecido, a 180ºC, por 30 minutos (até que a massa fique levemente dourada).

Festa de Purim - Outras receitas:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR