terça-feira, agosto 09, 2016

Rainha Ester - Festa do Purim


Purim "sorteio" em hebraico, do acadiano pūru) é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia. Os judeus estavam exilados na Babilônia desde a destruição do Templo de Salomão pelos babilônios e dispersão do Reino de Judá. A Babilônia, por sua vez, foi conquistada pela Pérsia.

A festa de Purim é caracterizada pela recitação pública do Livro de Ester por duas vezes, distribuição de comida e dinheiro aos pobres, presentes e consumo de vinho durante refeição de celebração (Ester 9:22); outros costumes incluem o uso de máscaras e fantasias e comemoração pública.
Purim é celebrado anualmente no 14º dia do mês hebraico de Adar, o dia seguinte à vitória dos judeus sobre seus inimigos (13 de Adar). Em cidades que eram muradas no tempo de Josué, incluindo Susa e Jerusalém, Purim é celebrado no 15º dia do mês, conhecido como Purim Shushan.

Assim como todas festas judaicas, Purim tem início ao pôr-do-sol da véspera no calendário secular.
O nome "Purim" vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". Este era o método usado por Haman, o primeiro-ministro do Rei Achashverosh da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país.
Visão geral do festival[editar]

Assim como Chanucá, Purim tem mais um caráter nacional que religioso, e seu status como feriado tem um nível inferior àqueles comandados sagrados pela Torá. Assim, transações comerciais e mesmo trabalho manual são permitidos em Purim, apesar que em certos lugares restrições foram impostas sobre o trabalho.

As quatro principais atividades da festa são:
- Ouvir à leitura pública, geralmente na sinagoga, do Livro de Ester.
- Mandar presentes de comida para amigos.
- Dar caridade aos pobres.
- Comer uma refeição festiva.



Hamentaschen, também conhecido como Oznei Haman (orelhas de Hamã), doce típico de Purim.
Festa de Purim - Prato Típico

Ingredientes da Massa
1/2 xícara (chá) de açúcar
100gr de manteiga sem sal
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Ingredientes do Recheio
3 ameixas frescas sem caroço cortadas em cubos bem pequenos
1/2 xícara (chá) de ameixas em calda (sem caroço)
1/2 xícara de uvas passas sem semente
2 colheres (sopa) de mel
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão siciliano

Modo de Preparo
Prepare a massa: na tigela da batedeira, bata em velocidade alta o açúcar com a manteiga, até formar um creme claro.

Adicione o ovo e bata por 2 minutos. Em seguida, acrescente o sal e bata mais 1 minuto. Abaixe a velocidade da batedeira, junte o fermento e a farinha aos poucos. Bata até obter uma massa macia. Retire, envolva em plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.

Prepare o recheio: leve uma panela ao fogo médio com as ameixas, as uvas passas, o mel e os sucos de laranja e de limão. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 15 minutos. Deixe esfriar.


Retire a massa da geladeira. Com um rolo, abra a massa até chegar a 0,5 cm de espessura (se não tiver um rolo, faça pequenas bolas de massa e pressione com as palpas das mãos para fazer pequenos discos). Em seguida, corte-a em círculos de 7cm de diâmetro. No centro de cada disco, coloque 1/2 colher (chá) do recheio. Dobre os lados, formando um triângulo, coloque-os em uma assadeira untada (ou coberta com papel manteiga) e leve-os para assar no forno preaquecido, a 180ºC, por 30 minutos (até que a massa fique levemente dourada).

Festa de Purim - Outras receitas:









Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Pastora Mirian Martins Galli
"Nossa Visão é edificar uma igreja de crianças vencedoras, que refletem a glória de Deus para o mundo, através das células."

Seguidores

Seguidores

Digite seu Email

KIT DIGITAL

KIT DIGITAL
Clique na imagem para conhecer o Kit Ministério Infantil Digital. Faça já o seu Download!

Abençoando Crianças, Abençoando Famílias

Abençoando Crianças, Abençoando Famílias
"Abençoando Crianças, Abençoando Famílias" é um livro que tem como objetivo: capacitar pais, professores e líderes no ensino e formação das crianças para que elas se tornem Crianças Abençoadoras! Clique na imagem ou no botão PagSeguro e adquira o seu livro!

Apostila - Turma do Reino

Apostila - Turma do Reino
Apostila - 50 lições para célula de crianças e EBD. Clique na imagem

Apostila Turma do Reino

Adquirá já a sua Apostila Turma do Reino clique no botão do PagSeguro:






Água Viva News

Mauá 25 de Junho de 2017

Pra Soraia Pereira

DICAS SOBRE MATERNIDADE, BELEZA, EDUCAÇÃO DE FILHOS

Marcadores

Água Viva Kids. Tecnologia do Blogger.

Nossos Parceiros

Versículo diário

CMM - Criança Mundo Melhor

O Projeto “Criança Mundo Melhor” é um projeto sócio educativo, destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social, de 7 a 12 anos. As crianças recebem refeições diárias: almoço e lanche. São realizadas diversas oficinas e atividades: Desenho, Musicalização Infantil, Canto, Inglês, Teatro, e Reforço Escolar, visando o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. “Se desejamos um mundo melhor, devemos dar uma vida melhor às nossas crianças!”

Curta nossa Página

Copyright © ÁGUA VIVA KIDS Desenvolvido por: Artik Design