Seguidores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Estudo para Célula de Crianças - Davi e Jônatas



Data: 20/01/13
Título: “Davi e Jônatas
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Líder não esqueça de ensinar sua criança a ofertar, ela crescerá sabendo que o seu direito de prosperar não será roubado por Satanás.
4- Pedidos de Oração: Líder, ore com as crianças pela nossa Conferência de Avivamento,  que acontecerá no próximo feriado. Que o Senhor abençoe a todos que vão participar e cada um receba mais amor e unção para fazer a obra de Deus.
5- Revisão da lição anterior: “Davi e Golias” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar às crianças a serem leais e amarem aos seus amigos.
7-Quebra-Gelo: Quem é o seu melhor amigo ? Por quê?
8- Versículo para Memorizar: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Pv 17:17
9- Referência Bíblica: I Samuel 18 e 20
10-Mensagem: Jônatas, filho de Saul, era muito amigo de Davi. Na verdade, eles tinham muito mais do que uma amizade, eles tinham uma aliança. Jônatas deu sua própria capa a Davi, como também as suas vestes de guerreiro, a sua espada, o seu arco, e o seu cinto. Mas um dia, Davi descobriu que Saul queria matá-lo, e contou para Jônatas. Jônatas achou estranho porque seu pai não havia comentado nada com ele, mas Davi sabia que Saul conhecia a amizade deles e não queria que o filho sofresse, mas Davi tinha certeza que estava bem perto da morte. Mesmo desconfiado, Jônatas queria ajudar o seu amigo, e Davi lhe deu uma sugestão: Amanhã é a Festa da Lua Nova, e eu deveria ir sem falta ao jantar do rei. Mas eu irei me esconder no campo até depois de amanhã à noite. Se o seu pai notar que eu não estou à mesa, diga que eu pedi a você para me deixar ir com urgência a Belém, pois está na época de toda a minha família oferecer lá o sacrifício anual. Jônatas gostou da idéia e pediu para que Davi fosse com ele ao campo. Chegando lá, ele contou a Davi o que estava pensando em fazer para avisá-lo, caso ele descobrisse que Saul queria mesmo matá-lo. O plano foi feito e Davi foi se esconder no campo. O rei Saul chegou para a Festa da Lua Nova e sentou-se para comer no lugar de costume, perto da parede. Abner, primo de Saul, sentou-se ao lado de dele, e Jônatas, na sua frente. Mas o lugar de Davi ficou vazio. Naquele dia Saul não disse nada, mas no dia seguinte, o segundo dia da Festa, o lugar de Davi continuava desocupado. Então Saul perguntou a Jônatas: — Por que Davi não veio comer nem ontem nem hoje?
Jônatas respondeu: Ele me pediu licença para ir a Belém para ver os seus parentes na festa do sacrifício.
Saul ficou muito zangado, falou que queria matar Davi, então Jônatas perguntou ao seu pai o que Davi tinha feito de tão grave para merecer a morte, mas Saul estava com tanta raiva que atirou uma lança em seu filho para machucá-lo, e assim Jônatas entendeu que seu pai estava determinado a matar Davi, por isso ele ficou muito triste. Logo pela manhã, Jônatas foi ao campo com seu empregado, e pediu para ele buscar as flechas que ele atirava ao campo. Ele foi sem entender, mas isso fazia parte do plano para avisar Davi. Então, Jônatas deu suas armas ao empregado para ele levá-las a cidade, para poder ver seu amigo. E foi ao encontro de Davi, os dois estavam muito tristes, e choraram juntos. E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, que o Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, para sempre.
11- Aplicação:  Talvez, a amizade mais conhecida na Bíblia, seja a de Davi com Jônatas, pela lealdade e respeito que havia entre os dois. Como o seu pai era o rei, Jônatas seria o seu sucessor, mas ele sabia que era Davi, quem assumiria o lugar do seu pai. E não teve ciúmes, pelo contrário, Jônatas e Davi se tornaram grandes amigos. Essa história nos ensina que temos que amar os nossos amigos e nos preocupar com o bem deles. E se alguém te trata mal, te desrespeita, te obriga a fazer coisas que você não quer, esse alguém não é seu amigo, afaste-se dele, e fique só com as pessoas que te fazem bem. Nós podemos ter muitos ou poucos amigos. Mas o nosso melhor amigo é e sempre vai ser JESUS! Ele está conosco em todos os momentos, para nos proteger, e cuidar de nós, nos conhece pelo nome, morreu na cruz porque nos ama! E um dia, vamos morar no céu, juntos com ele pra sempre. Aleluia!! Líder, se houver visitante faça apelo
12- Atividade: “Complete a frase” - Peça às crianças para completarem a frase: “Ser amigo é...” Pode escolher outra frase também que fale sobre o amigo verdadeiro. Elas podem fazer um desenho também sobre a amizade.
No final, o líder pode chamar uma criança e entregar os mesmos objetos que Jônatas entregou para Davi. Cada criança entregará um objeto, e cada objeto terá uma faixa escrita com uma qualidade de um amigo: ex: Capa (amor), Arco (bondade), Cinto ( respeito), espada (lealdade). Cada criança entrega o objeto e falará a qualidade de um verdadeiro amigo!
13- Comunhão / Encerramento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR