Seguidores

terça-feira, fevereiro 02, 2016

Estudos para Células de Crianças - Josué



Moisés morreu aos 120 anos, ele não pôde entrar na terra prometida. Deus não permitiu, porque ele desobedeceu a Deus. Na última vez que Deus mandou Moisés dar água da rocha para o povo, Ele pediu para que falasse com a rocha, e Moisés, já furioso com as murmurações do povo, feriu a rocha, desobedecendo a Deus. E por isso o Senhor disse que ele não...

Data:07/02/2016
Título: Josué"
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração:Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos.
5- Revisão da lição anterior: “ O Profeta Balaão” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos ter memoriais, para não esquecer o que Deus tem feito em nossas vidas! Um memorial pode ser um cartão em que você escreve um testemunho, ou um objeto que te lembre algo que o Senhor fez por você, ou por sua família.
7- Quebra-Gelo: Brincar de “Chamada Criativa.” Usando uma palavra ou um objeto, cada criança terá que responder o que a palavra ou o objeto mostrado a faz lembrar. Por exemplo: Mostrar uma flor, daí o líder pergunta para cada criança: “Ao olhar esta flor, de que você se lembra?”
8- Versículo para Memorizar:“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37
9- Referência Bíblica: Deuteronômio 34, Josué 3 a 5
10-Mensagem: Moisés morreu aos 120 anos, ele não pôde entrar na terra prometida. Deus não permitiu, porque ele desobedeceu a Deus. Na última vez que Deus mandou Moisés dar água da rocha para o povo, Ele pediu para que falasse com a rocha, e Moisés, já furioso com as murmurações do povo, feriu a rocha, desobedecendo a Deus. E por isso o Senhor disse que ele não entraria em Canaã. Josué, então, tornou-se o novo líder do povo de Israel. Aí o SENHOR disse a Josué: — Por causa daquilo que vou fazer hoje, todo o povo de Israel vai saber que você é um grande homem. Eles saberão que, assim como estive com Moisés, também estarei com você. Dias depois os israelitas se prepararam para partir. Os sacerdotes iam à frente, levando a arca da aliança. Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado, perto de Jericó. Enquanto os israelitas atravessavam, pisando terra seca, os sacerdotes que levavam a arca ficaram parados no seco, no meio do rio Jordão. Quando todo o povo de Israel acabou de atravessar o rio Jordão, o SENHOR disse a Josué: Escolha doze homens, um de cada tribo, e dê esta ordem: Peguem doze pedras do meio do rio Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem essas pedras e coloquem onde acamparem hoje à noite. Então Josué chamou os doze homens que havia escolhido e disse: Passem adiante da arca da aliança do SENHOR, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel. Essas pedras ajudarão o povo a lembrar daquilo que o SENHOR tem feito. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que essas pedras querem dizer, vocês contarão que as águas do Jordão pararam de correr no dia em que a arca da aliança atravessou o rio. Essas pedras farão com que o povo de Israel lembre sempre desse dia. Os homens fizeram o que Josué mandou. Josué também pôs doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde os sacerdotes que carregavam a arca haviam parado. Essas pedras ainda estão lá. Naquele dia o SENHOR fez com que o povo de Israel ficasse sabendo que Josué era um grande homem. E, durante a vida de Josué, eles o respeitaram assim como haviam respeitado a Moisés.
11- Aplicação: Deus operou outro milagre diante dos olhos dos israelitas, agora, tendo Josué como líder, no lugar de Moisés. Deus abriu o rio Jordão e o povo atravessou por ele. A mesma coisa aconteceu no Mar Vermelho. Só que desta vez, Deus manda que eles façam um memorial. Algo que fizesse o povo lembrar-se desse dia, em que o rio Jordão se abriu. As pedras foram usadas para que eles se lembrassem para o resto das suas vidas, o milagre que Deus operou. Outro exemplo de memorial que encontramos na Bíblia é o arco-íris. Deus deu o arco-íris, para lembrar ao homem que nunca mais destruiria o mundo com água!
12- Atividade: Entregue algo para cada criança nessa reunião, para que elas possam sempre se lembrar que Deus é um Deus de milagres e cuida da vida delas. Peça para que elas guardem este objeto num lugar só delas, que ninguém vai mexer. E toda vez que virem este objeto, elas se lembrarão e dirão “Deus é um Deus de milagres e cuida de mim.” Isto é um memorial! Algumas sugestões: você pode usar uma caixinha ou um saquinho, com folha ou pedra dentro, pode colocar um versículo também junto. Um cartão com o desenho de um arco íris. Um desenho feito pela criança sobre a lição, colocar o versículo e guardar num envelope. Etc. O importante é ter um visual que traga à lembrança da criança, algo a respeito de Deus.
 CAÇA AO TESOURO - Jogam duas equipes. Todas eles vão receber um mapa bem elaborado (feito em uma cartolina), onde haverão várias dicas pistas, que levam ao tesouro (algo que o líder escondeu em algum lugar). As crianças de cada grupo elegeram um líder  que será o Josué do grupo,  que vai estar dando direção para as outras  crianças até o tesouro conforme as pistas do mapa. Vence a equipe que encontrar o Tesouro.

Um comentário:

TRADUTOR