Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Carnaval e o Cristão


Fonte: *Estudo da Pastora Gabriela Pache de Fiúza
http://portalsementinhakids.com

Radicais Kids
Ministério Boa Semente – Igreja em células
Estudo especial: O CARNAVAL
Lição: O CARNAVAL
Base bíblica: Gálatas 5:19 ao 22 – Romanos 8: 5-8
Texto Pra decorar: Portanto, os que estão na carne não podem agradar Deus. Romanos 8:8
Objetivos: levar a criança a:
·Conhecer a origem pagã do carnaval.
·Conhecer  as obras da carne e aprender a rejeitá-las da sua vida.
·Desenvolver  um coração puro e desejoso de desenvolver os frutos do Espírito.
Quebra-gelo: Corrida de Jornais
A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).

O Carnaval
Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa nós ficamos alegres....felizes...tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar ......(vamos lá falem alguma festa)... Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano, a festa do Natal....

E o que tem nas festas? (deixe as crianças falar). As festas são algo muito divertido, quem gosta de ir numa festa de aniversário bem linda!!! Mas existem festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus., vocês
sabem de alguma? Vocês sabem que festa tem agora nestes dias? É o carnaval., ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando ...tem muitos carros alegóricos, trios elétricos...tem gente bêbada, drogada, tem muita gente nua....e muito dinheiro gasto com tudo isso.

Será que Deus gosta? Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo? Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia a
estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. 

Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval. O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é
conhecido no mundo todo como o pais do Carnaval, o pais em que se pode fazer tudo da carne.
Na época do Carnaval aqui até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro
altíssimas.

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar contentes. Há um vazio nos corações.

A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne e as obras do espírito: Gálatas 5.19 "Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; ....... embriaguez, orgias......quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito Gálatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria..... " A carne sempre luta contra o espírito. Por isso precisamos trabalhar para que o fruto do Espírito cresça em nós, não podemos deixar que o fruto da carne (que é como um bichinho que come o fruto do espírito) murche ou diminua a obra do Espírito em nós. Não podemos esquecer que os que são amigos da carne não podem agradar a Deus.

Vejamos em Romanos 8:5-8
“ Pois os que sã o segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinaçã o da carne é morte; mas a inclinaçã o do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinaçã o da carne é inimizade contra Deus, pois nã o é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.” 

A verdadeira alegria é Jesus!
·Você se sente completo e alegre com Jesus? Ou precisa de alguma coisa externa para se alegrar? (Líder veja se alguma criança que não recebeu a Jesus ou que passa por um período de tristeza ou mornidão espiritual. Ore com cada uma)

·Qual fruto do Espírito precisa desenvolver mais? Por quê?
·Tem alguma obra da carne que precise abandonar a partir de hoje? Qual? (Depois de falar, leve as crianças ao arrependimento)
·Vamos orar pelas milhares de crianças da nossa cidade e Brasil, para que neste carnaval o Senhor as guarde e possam conhecê-lo. (oremos intercedendo)

Pra: Gabriela Pache de Fiúza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR