Seguidores

sexta-feira, novembro 12, 2010

Estudo para Células de Crianças - Jesus expulsa os vendedores no Templo


Data: 14/11/10

Título: “Jesus expulsa os vendedores no Templo”


Líder, NÃO leia a edificação para as crianças, estude-a antes da reunião.


1- Revisão da lição anterior: “Jesus cura o paralítico” (Faça perguntas às crianças)

2- Objetivo: Ensinar as crianças que devemos valorizar a igreja porque ela é a Casa do Senhor.

3- Quebra-Gelo: Você já viu alguma pessoa desrespeitando a igreja? (Ex: criticando o culto, entrando com roupa suja, comendo na hora da pregação, indo na igreja só por causa de um cantor ou um pregador convidado.)

4- Versículo para Memorizar: “Porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” Isaías 56:7

5- Referência Bíblica: João 2: 13-22

6- Mensagem: Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas: — Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado! Então os discípulos dele se lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: “O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo.” Aí os líderes judeus perguntaram: — Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso? Jesus respondeu: — Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias! Eles disseram: — A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias? Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.

7- Aplicação: Naquela época, o único lugar onde as pessoas podiam adorar a Deus e fazer os seus sacrifícios era no templo, que ficava em Jerusalém. Muitas pessoas moravam bem longe dali, e tinham que viajar muitas horas para chegar. Pessoas que morassem longe poderiam comprar os animais para o sacrifício lá mesmo no templo. Mas os judeus fizeram disso uma regra. Quando iam ao templo, em vez de escolher com cuidado o animal a ser sacrificado em seu próprio gado (já que o animal deveria ser macho, sem defeito e primogênito), eles compravam no templo. Com isso, os cambistas aumentaram o preço dos animais, para tirar vantagem sobre as pessoas. Isso enfureceu Jesus porque as pessoas não estavam dando o seu melhor. A Casa de Deus é algo muito especial, não pode ser tratada de qualquer forma. Por isso criança, sempre que você for à igreja você deve escolher sua melhor roupa, orar antes, preparando o seu coração para ouvir a voz de Deus. Chegue cedo, sente na frente, evite sair para ir ao banheiro, beber água ou comprar algo, faça tudo antes de ir para o culto ou para célula.

8- Atividade: 1º Sugestão: Peça as crianças que desenhem ou escrevam o que é certo e o que é errado fazer na casa de Deus. Conversem sobre isso. 2º Sugestão: Monte um culto com as crianças, com todas as partes: oração, louvor, leitura de um versículo, dança, oferta, pregação, apelo,etc. 3º Sugestão: Divida as crianças em dois grupos e peça para que cada grupo construa uma igreja, com uma arquitetura diferente. Use sucatas: caixas, revistas, tecidos, garrafas, tampas. Faça uma competição entre os grupos.

9- Comunhão / Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR