Seguidores

11ª CONFERENCIA ÁGUA VIVA KIDS - 2015

segunda-feira, janeiro 04, 2016

Estudo para Células de Crianças - Moisés e o Bezerro de Ouro


Quando Deus acabou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou a ele as duas placas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os mandamentos. O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: — Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos...


Data: 10/01/2016
Tema: “Moisés e o Bezerro de Ouro"

1- Recepção / Bate Papo (Receba as crianças,cumprimente-as e converse um poco com elas sobre a sua semana)
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4-Pedidos de Oração: Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos.
5-  Revisão da lição anterior: “Dez mandamentos” (faça algumas perguntas para as crianças)
6- Objetivo: Ensinar às crianças que não devemos adorar imagens, que adoração deve ser dada somente a Deus!
7- Quebra-Gelo: O que você mais gosta de fazer no final de semana (pode ser algo de comer, um passeio, um programa de TV, uma brincadeira, etc.)
8- Versículo para Memorizar: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás.!” Mateus 4:10
9- Leitura da Bíblia: Êxodo 31:18 - 32:1-35
10- Mensagem: Quando Deus acabou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou a ele as duas placas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os mandamentos. O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: — Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente. Arão lhes disse: — Tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim. Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão. Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro. Então disseram: — Povo de Israel, estes são os nossos deuses, que nos tiraram do Egito! Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir. Então o SENHOR Deus disse a Moisés: — Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou. Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito. Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso. Agora não tente me impedir, pois vou descarregar a minha ira sobre esta gente e vou acabar com eles. Depois farei de você e dos seus descendentes uma grande nação. Porém Moisés fez um pedido ao SENHOR, seu Deus. Ele disse: — Ó SENHOR, por que ficaste assim tão irado com o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e força? Por que deixar que os egípcios venham a dizer que tiraste o teu povo do Egito para matá-lo nos montes e destruí-lo completamente? Não fiques assim irado; muda de ideia e não faças cair sobre o teu povo essa desgraça. Lembra dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó. Então o SENHOR Deus mudou de ideia e não fez cair sobre o seu povo a desgraça que havia prometido. Moisés desceu do monte, carregando as duas placas de pedra com os mandamentos escritos nos dois lados de cada pedra. O próprio Deus havia feito as placas e tinha gravado nelas os mandamentos. Josué ouviu o povo gritando e disse a Moisés: — Estou ouvindo um barulho de guerra no acampamento. Moisés disse: — Não parece um barulho de vitória, nem um grito de derrota; o que estou ouvindo é gente cantando. Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água. E Por causa deste pecado, Deus castigou os israelitas com uma doença. Eles sofreram muito e muitos israelitas acabaram morrendo.
11-Aplicação: O povo de Israel cometeu um pecado muito grave: adorar uma imagem. Desonrou a Deus, não reconhecendo que foi Ele quem os tirou do Egito, foram ingratos para com Ele! E por isso pereceram duramente! Adoraram a uma imagem, a um objeto de ouro, que não fala, não ouve, não tem sentimentos! Que loucura o povo de Israel cometeu! Devemos adorar somente a Deus, ao único e verdadeiro! Talvez, você nunca adorou uma imagem, mas já usou esta palavra (adorar) para outras coisas, por exemplo: “Eu adoro sorvete” ,“Eu adoro minha mãe”, “Eu adoro a célula”. Isto é errado, porque o significado da palavra adorar é “prestar culto”, “reverenciar”, “venerar” devemos usar a palavra “adorar” somente quando nos referimos a Deus – adorar só a Deus! E para as outras coisas você pode dizer “Eu amo muito...” , exemplo: “Eu amo muito sorvete”
12- Atividades : Há várias formas de adorar a Deus: cantando, orando, ofertando, sendo grato por suas bênçãos, obedecendo as autoridades, etc. Peça que as crianças dêem mais exemplos. Você pode fazer uma cartaz, recorte figuras nas revistas, e cole-as no cartaz, com o título: “Eu adoro a Deus quando....”
13-Comunhão/ Encerramento:
Moisés e o Bezerro de Ouro - Desenhos e Atividades 
Moisés e o Bezerro de Ouro - Gravuras 
Moisés e o Bezerro de ouro - Vídeo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR