Seguidores

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dicas para Memorizar Versículos



  • Há vários métodos que podemos utilizar para ajudar as crianças na memorização dos versículos, mas tenha cuidado em não repetir em demasia um método.


  • Use um método de cada vez, ou seja, um em cada lição.


  • Recomenda-se o uso da Bíblia na Linguagem de Hoje - BLH, pois o vocabulário é mais compreensível para as crianças


  • Atente para as palavras que as crianças não conhecem, e explique essas palavras antes de iniciar a memorização


  • Faça perguntas a respeito do versículo: quem disse isso ? está falando para quem ? o que ele disse?...

  • Faça uso de gestos também: separe algumas palavras-chave do versículo e com a ajuda das crianças, crie um gesto para cada palavra.

  • Evite versículos longos.

Jogo do Eco
O Professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos, quem está de tenis, blusa azul .... assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.


Palavras Embaralhadas

Escreva o versículo numa folha e recorte as palavras e coloque as palavras misturadas dentro de um envelope e dê um envelope para cada grupo para montar o versículo. O grupo que acabar primeiro será vencedor.

3 comentários:

  1. Pastora gostaria de concorrer a viagem de dracena
    meu nome: Viviane Cristina Vertuan Pereira, sou discipuladora da rede Kids e lider da célula 311 radicais sou da rede do Pastor Dárcio

    ResponderExcluir
  2. Paz Pr.gostaria de participar do sorteio para viagem de Drace
    Meu nome é PAULA SOARES AMORIM,
    sou da rede do Pr.Dárcio,célula 76.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mirian!
    Gostei muito das DICAS para memorizar versículos!
    Foi como uma luz para mim!
    Deus te abençoe e fortaleça seu ministério infantil!!

    ResponderExcluir

TRADUTOR