Lições Bíblicas: Turma do Reino




Perdido (a) no Ministério Infantil?
Não sabe o que ensinar às suas crianças ?
Não sabe contar histórias bíblicas ?
Não tem atividades bíblicas para as suas crianças ?
Quer começar uma célula infantil, mas não sabe o que ministrar?


Encontre o que você precisa na Apostila Turma do Reino!


Com o objetivo de ensinar as verdades contidas nas histórias em toda a Bíblia , bem como sua aplicação no dia a dia na vida das crianças, este material faz parte do Kit Turma do Reino - Lições Bíblicas para as Crianças. O Kit consiste de 3 apostilas, com a duração de 3 anos, uma apostila para cada ano. 


A apostila foi elaborada para ser ministrada nas Células Kids. tendo como objetivo  o ensino de valores cristãos através das passagens bíblicas, propiciando um aprendizado e aplicação efetivo. O uso deste material é perfeitamente adaptável ao Culto Infantil e à Escola Bíblica Dominical (E.B.D.).


Considerando que é na infância que o caráter e a identidade são formados, esse material visa alcançar aos mais diversos leitores possíveis e a despertar o encargo pelo ensino às crianças tais como: líderes, pais, e professores!



O material de Apostilas Turma do Reino contém:


🔸150 Lições Bíblicas 


🔸150 Gravuras 


🔸150 Desenhos


O Kit de Apostilas vol.1, vol.2, e vol.3 da Turma do Reino é um Material DIGITAL!




Conheça o nosso material,  Turma do Reino vol.1

click no link abaixo: 



https://drive.google.com/file/d/1k-xdb-9AGYdGsEPrJheIZk-RTwAntI8R/view?usp=sharing




Para adquirir o Kit de Apostilas "Turma do Reino" click no link abaixo:



sun.eduzz.com/938914



Alguma dúvida me envie um email: 


mirianmgalli@yahoo.com.br


 

quarta-feira, outubro 29, 2008

Preparação para o Batismo de Crianças






Crescimento Espiritual - 7 Passos



ÍNDICE:

Capítulo 1 - O Melhor Presente: A Salvação
Capítulo 2 - O Maior Amigo: Jesus
Capítulo 3 - Meu Guia: Espírito Santo
Capítulo 4 - Mergulhe Nessas Águas
Capítulo 5 - Vencendo o Inimigo
Capítulo 6 - Sete Passos Para Uma Vida Feliz
Capítulo 7 - Crescendo Na Vida Cristã





Capítulo 1 - “O Maior Presente: Salvação”

Feche os olhos! Agora pense no maior presente que você
poderia ganhar. Já pensou ? O que foi ?

Talvez você tenha pensado num brinquedo, num passeio, ou numa grande mesa forrada de doces e chocolates só pra você, hum! Isto tudo é muito, muito bom, só que duraria apenas um momento, alguns dias talvez.

Agora, você gostaria de receber algo que nunca perderia ? Algo que estaria com você, para sempre.

Pois é, o maior presente que todos nós podemos receber é a Salvação! Porque ela nos dá a vida eterna, isto quer dizer que vamos viver para sempre ! Você consegue imaginar isto? É tremendo não ?

A salvação é dada por Deus através de Jesus Cristo, vamos ler João 3:16:

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna.”

E você, já recebeu este presente? É de graça!

No final desta lição, você aprenderá o que precisa fazer para ganhá-lo.

Leia os versículos e responda as questões:

1- Por que Deus deu o Seu filho Jesus para morrer na cruz ? (João 3:16)
______________________________________________________________________

2- Deus amou apenas algumas pessoas ? (João 3:16)
______________________________________________________________________

3- Para que Ele deu o Seu filho ? (João 3:16)
______________________________________________________________________

3- Pecado é tudo aquilo que fazemos de errado como odiar alguém, desobedecer, falar palavrão, mentir. Qual é a conseqüência que o pecado traz ? (Romanos 3:23)
______________________________________________________________________

4- Quando pecamos, o que devemos fazer ? (João 1:9)
______________________________________________________________________

4- Jesus morreu pelos nossos pecados.. Mas o que aconteceu ao terceiro dia da sua morte ? (I Coríntios 15:3,4)
______________________________________________________________________

5- Complete:

“Mas, a __________ quantos o _______________ (receberam a Jesus), deu-lhes o

_____________ de serem feitos ___________ de ____________, a saber, aos que

____________ no seu ____________.” (João 1:12)

6- O que você precisa fazer para se tornar filho (a) de Deus ? Apocalipse 3:20
____________________________________________________________________________________________________________________________________________.


Isto mesmo! Se você abrir a porta do seu coração e convidar Jesus, Ele entrará em seu coração e te dará o maior presente: a Salvação, e você viverá com Ele pra sempre !
Você já fez a oração abaixo? Se não, faça agora:

“Senhor Jesus eu abro a porta do meu coração e te aceito como meu Senhor e Salvador. Entra em minha vida, perdoa os meus pecados, escreve o meu nome no livro da vida. Amém!”

Versículo Para Memorizar: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê , não pereça mas tenha a vida eterna.” João 3:16



Capítulo 2 - “O Melhor Amigo: Jesus”

Você tem um amigo? Um amigo de verdade, a quem você confia os segredos do seu coração? E que gosta de você como você é? Ah! É muito bom ter amigos não é?

Mas você pode ter o melhor de todos os amigos, sabe quem é? Isso mesmo é o Filho de Deus: Jesus! Ele te ama tanto que morreu na cruz pra te salvar, e pra te dar a vida eterna. Mas também, Ele deseja ser seu amigo, estar com você em todos os momentos da sua vida.

Quero convidar você para conhecer o melhor amigo que alguém pode ter: Jesus Cristo! Você pode contar com Ele em qualquer situação que estiver, pode acreditar!

Em I João 4:18. Jesus, o Filho de Deus, nos ensinou que o maior exemplo de amor é dar a própria vida em favor de seus amigos. O amigo verdadeiro é fiel, é companheiro nas horas de alegrias, de tristezas, de enfermidades ou preocupações. Ele sabe quando o outro precisa de sua presença. Existem alguns momentos na nossa vida em que a presença do amigo de verdade nos conforta e ajuda.

Então eu tenho uma boa notícia para você: em nenhum momento você está sozinho. Jesus Cristo, o filho de Deus, nosso amigo fiel, nos fez uma promessa: “ ...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20b

Vimos Jesus como amigo fiel no momento de medo, e aprendemos que, quando mergulhamos n'Ele e no Seu profundo amor, podemos lançar fora todo o medo do nosso coração, porque Ele cuida de nós.

Você sabia que Jesus tem um amor muito especial pelas crianças? Jesus amava tanto as crianças, que um dia indignou-se com seus discípulos, porque não estavam permitindo que elas se aproximassem d'Ele. Veja só o que aconteceu:
Jesus estava um dia falando a uma multidão a respeito de família, casamento, divórcio, quando trouxeram algumas crianças para que Ele as tocasse. Quando os discípulos viram aquele bando de crianças, que deveriam vir fazendo muito barulho – afinal de contas, estavam chegando perto de Jesus, o homem que fazia coisas maravilhosas! – procuravam contê-las e impedir que avançassem sobre o Mestre. Quando Jesus viu aquilo, Ele indignou-se. Ficou revoltado com o tratamento dado às crianças.
Nosso melhor amigo, naquele momento, aborreceu-se profundamente com seus amados discípulos e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais. E Ele disse algo mais importante: ... porque dos tais é o reino dos céus.
Você pode imaginar Jesus aborrecido com seus discípulos por causa de crianças barulhentas, a ponto de repreendê-los? Você sabe por que Ele fez isso? Porque Ele as ama profundamente e sabe que em seus corações puros e inocentes há um amor verdadeiro e uma entrega total. Por isso, quem não tiver um coração de criança não entrará no reino do céu.

Veja o quanto você é importante para Jesus. Se alguém fizer algum mal a você, levando-lhe a pecar contra os Seus princípios, machucando-o, ferindo-o, seu amigo fiel diz que é melhor que ele morra afogado, porque o castigo que virá sobre ele será terrível. Ele quer vê-lo sempre bem e seguro, guardado de todo o mal.



Versículo Para Memorizar: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6




Capítulo 3 - “Mergulhe Nessas Águas - Batismo”

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mateus 28:19

Depois que você aceitou a Jesus, deve dar o próximo passo, que é se batizar. O batismo é uma ordenança de Deus, ou seja, uma ordem dada por Deus, e você deve obedecer.

O que é o batismo?
Batismo é submergir, entrar na água. Isto pra nós cristãos significa morrer para o mundo, para os nossos desejos carnais; e o levantar das águas, significa, levantar, ressuscitar para uma nova vida.

O próprio Jesus deu o exemplo - “Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu”. Mateus 3:13-15.

O que você precisa saber pra ser batizado ?

1. Crer - Atos 8:36-38
“E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Muitos adultos têm resistência com relação a um criança se batizar, mas em nenhuma parte da Bíblia, é determinado a idade para uma criança se batizar. A Bíblia diz: “Quem crer e for batizado, será salvo” (Marcos 16:16). Então se a criança crê em Jesus como o Seu Senhor e Salvador, teve a sua vida transformada pelo poder de Deus, então não há porquê impedir, assim como o adulto ela vai sendo transformada a cada dia, mudando atitudes e comportamentos aos moldes do padrão de Deus. Mas se a criança crê, ela tem o direito de ser batizada!

2. Arrepender-se - Atos 2:37-38
“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

O arrependimento deve acontecer antes do batismo. Você já se arrependeu de toda a sua vida pecaminosa que levava antes de aceitar a Jesus? Sem um genuíno, sincero arrependimento, você não pode se batizar. Arrepender-se significa “mudar de caminho.” E passar a andar no caminho de Deus.

O batismo tem um valor muito grande no Reino Espiritual, você ressuscita para uma nova vida em Cristo, você, agora tem um selo com o Senhor, e a sua obediência ao se batizar , resultará bênçãos espirituais para a sua vida, uma nova sensibilidade ao Espírito de Deus.

Versículo Para Memorizar: Quem crer e for batizado, será salvo.”Marcos 16:16a


Responda as questões:

1-) Qual foi o primeiro ato de Jesus em seu ministério? Mateus 3:13-17

__________________________________________________________________

2-) Qual foi a primeira coisa que o eunuco fez depois de reconhecer Jesus como Senhor? Atos 8:36-38

___________________________________________________________________

3-) O que você precisa fazer para ser batizado ?

___________________________________________________________________

4-) Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:

( ) Jesus veio de Samaria para ter com João.
( ) Jesus desejava ser batizado.
( ) Mas João não queria batizar Jesus porque Jesus não estava preparado.
( ) Jesus disse que deveria ser batizado para que se cumprisse toda a justiça.

5-) Qual é a idade ideal para se batizar, segundo a Bíblia?

____________________________________________________________________




Capítulo 4 - Meu Guia: Espírito Santo

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

Após a morte e ressurreição de Jesus, Ele se apresentou novamente aos Seus discípulos, e disse-lhes que ficassem em Jerusalém e esperassem o cumprimento da promessa do Pai em enviar-lhes o Espírito Santo (Atos 1:4,5), que lhes daria poder, força, para testemunharem de Jesus em todo lugar onde passassem.
"Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar,; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais repousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo ..." Atos 2:1-4.
Mas quem é o Espírito Santo?
É uma pessoa tão real quanto o próprio Jesus. É a terceira pessoa da Trindade formada pelo Pai, Filho e o Espírito Santo. Ele é dado somente àqueles que reconhecem a Jesus como seu Senhor e Salvador. Não o podemos ver, pois não é de carne, mas podemos ouvi-lo em nosso coração e senti-lo em nosso espírito.
Ele orienta. Em Lucas 12:12 Jesus diz aos discípulos que não estivessem preocupados com o que teriam de responder ou o que haveriam de dizer, pois o Espírito Santo lhes ensinaria o que deveriam falar. Quando estamos conectados com Ele, recebemos a sua orientação até mesmo em como devemos falar.
Ele ajuda e intercede. Em Romanos 8:26 diz que Ele nos ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós diante do pai com gemidos inexprimíveis. Ele conhece as áreas em temos dificuldade, sabe que precisamos de ajuda para vencê-las, além disso, Ele intercede, isto é, clama, pede por nós diante de Deus de maneira profunda.
E, veja que interessante, Ele se entristece. Isto mesmo! Em Efésios 4:30 diz para não entristecermos o Espírito Santo. E quando Ele se entristece? Quando não obedecemos aos princípios de Deus, quando ferimos a Sua santidade e a Sua justiça.
"E da mesma maneira, também o Espírito ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8:26
A Palavra diz que se andarmos no Espírito, não vamos nos deixar levar pelo pecado, pelas obras da carne: prostituição, homicídios, ira, contenda, feitiçaria, idolatria, bebedice, etc. Mas que teremos em nós os frutos do Espírito, que são o contrário de todas essas coisas horríveis que vemos hoje nos jornais: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.

O Espírito Santo é nosso guia, conselheiro, amigo e intercessor. Descobrimos que, por causa da sua morada em nós, podemos ser mais pacientes, mansos, amorosos, alegres. Podemos, também, ter poder para curar enfermos, palavras de sabedoria e conhecimento e muitas outras maravilhas.

"Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles serão curados." (Marcos 16:17)

Esse mesmo Espírito Santo, que se derramou sobre os apóstolos, nesse Pentecostes também quer se derramar sobre você, quer enchê-lo da sua presença doce e maravilhosa, mesmo que você seja ainda uma criança.

Se você quiser, basta abrir o seu coraçãozinho, entregar a sua vida como primícia, como oferta ao Senhor, e Ele, certamente, trará sobre você uma unção especial, que fará com que as pessoas que olharem para você se admirem, como aquelas que viram os apóstolos falando em outras línguas, operando milagres, prodígios e maravilhas.


Versículo Para Memorizar: “Enchei-vos do Espírito” Efésios 5:18c



Capítulo 5 - “Vencendo o Inimigo”

“Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:11

A Palavra de Deus diz que somos mais do que vencedores. Mas para vencer o inimigo, temos que estar preparados. Ele diz que nós temos uma armadura. Uma armadura é um conjunto de armas. Então, Deus preparou para nós um conjunto completo de armas que podemos usar contra o inimigo. Você vai conhecer cada uma delas e também vai aprender como usá-las.

1. Usar o cinto da Verdade (Efésios 6:14a)
Em João 8:32 Jesus disse: “ Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Por que Jesus disse isso? Porque Ele sabia que o diabo é o pai da mentira (João 8:32) e só há um meio de combater a mentira: com a verdade. A verdade te libertará das garras do diabo.

Cingir quer dizer cercar, envolver. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade e a verdade é Jesus (João 14:6). A mentira não pode fazer parte da nossa vida.

2. Vestir a couraça da justiça (Efésios 6:14b)
Couraça é uma armadura para revestir o peito, como uma proteção.
E o que é justiça? Justiça é tudo o que é correto e justo. É agir dentro da legalidade, cumprir a lei. Então, se você anda em justiça: sem prejudicar, e nem agredir ninguém, devolver o que emprestar, pedir perdão quando errar, estará, assim, protegido do ataque do inimigo.

3. Tomar o escudo da fé (Efésios 6:16)
Escudo é uma peça da armadura que defende o corpo do guerreiro das lanças, setas ou espada do inimigo.

O diabo lança setas de dúvidas, o tempo todo, na sua mente: será que sou salvo? Será que Deus me perdoou, deste pecado horrível? Será que Deus pode me curar? Ele pode dar um emprego para o meu pai? Em Hebreus 11:1, a Palavra de Deus diz que a “fé é a certeza das coisas que esperamos, é a convicção dos fatos que não vemos.” Use este escudo, para se proteger das setas malignas, permanecendo forte, diante dos problemas e dificuldades, não deixe de crer, pois o Senhor é contigo!

4. Calçar as sandálias do evangelho da paz (Efésios 6:15)
Calçar os pés no evangelho da paz é permitir que a paz com Deus, recebida pela fé através de Cristo, não fique retida em você, mas tome conta de todos os seus relacionamentos, ao caminhar e se aproximar dos seus amigos, você deve ser um proclamador das boas novas de paz do Senhor Jesus, com palavras e ações.

5. Colocar o capacete da salvação (Efésios 6:17)
O capacete tem a função de proteger a cabeça, que é a parte que controla e comanda todo o nosso corpo. Podemos viver sem um braço, sem uma perna, mas não podemos viver sem a cabeça. No reino espiritual, também não podemos viver sem a salvação, se não morreríamos. Depois que recebemos a salvação, temos que ter a nossa mente totalmente renovada, guardada de pensamentos ruins.

6. Usar a espada do espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Efésios 6:17)
Em Mateus 4:1-11, Jesus estava no deserto, em jejum de 40 dias, e foi tentado 3 vezes por satanás, Jesus o venceu com o poder da Palavra. Jesus não teve medo, não se apavorou, não fugiu. Ele simplesmente combateu o diabo citando a Palavra de Deus.
É muito importante que você leia a Palavra de Deus, decore versículos. Use a Palavra de Deus para se defender, como também para atacar o diabo, declarando as promessas que Deus tem pra sua vida, e ele não pode tirá-las de você.


Versículo Para Memorizar: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”
Filipenses 4:13





Capítulo 6 - “Sete Passos Para Uma Vida Feliz”
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste. E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra." II Timóteo 3:14-17

Há 7 passos ou princípios que você deve seguir para ter uma vida feliz.
O que são princípios? São ensinamentos básicos, verdades práticas que estão na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual, etc.
Existem 7 princípios básicos para fundamentarmos a nossa vida:
1º Princípio: Caráter
É o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.

Gálatas 5:22,23 - características de um bom caráter.
Gálatas 5:16-21 - características de um mau caráter .

2º Princípio: Mordomia
Mordomia, ao contrário do que todos pensam, não é viver numa “boa”, sem fazer nada, isto é um significado que o mundo dá.
Na Bíblia, o significado da palavra mordomia é administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos dá: roupas, brinquedos, livros, alimento, tempo, nosso corpo, natureza, família, estudo, etc. Colossenses 3:23

3º princípio: Auto-governo
É a capacidade que o homem tem de controlar o seu comportamento, as suas atitudes, em casa, na escola, em qualquer lugar que estiver, é o domínio próprio. Como podemos entender esse princípio na nossa vida diária ? Por exemplo, se não sei controlar a minha língua, não levo desaforo para casa, e cada vez que alguém faz ou diz alguma coisa que eu não gosto, respondo da mesma maneira, corro o risco de levar uma surra. O mundo tem um princípio comum: bateu, levou. O Senhor nos ensina outra coisa: "A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15:1).

4º Princípio: Semear e Colher
"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7b)
Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente, será a nossa colheita.

- Se desobedecermos, receberemos correção;
- Se estudarmos, aprenderemos e tiraremos boas notas;
- Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco. Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.

Simples: tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo, e ninguém gosta de fazer mal a si mesmo, não é verdade. Assim, jamais farei algo a outra pessoa que não fizesse a mim mesmo.

5º princípio: União
Romanos 12:5
Pense um pouco. O que é mais fácil ? Carregar um peso sozinho ou dividi-lo com alguém? Assumir o trabalho sozinho ou dividi-lo com outra pessoa? É claro que é mais fácil quando dividimos as cargas com alguém.
Juntos, podemos transformar o mundo; juntos, podemos construir uma sociedade justa; juntos somos mais fortes; juntos decretamos a derrota de Satanás no planeta Terra; juntos somos proteção uns para os outros.

6º Princípio: Individualidade
É a identidade de cada um. Deus criou todas as coisas com identidades distintas. Cada um é um. Identidade fala das características que são específicas de uma pessoa, de um ser ou de alguma coisa.
Como podemos entender isso?
O texto de Romanos 12:4-8 diz que em um corpo existem vários membros e cada um deles tem uma função específica. Assim somos nós como corpo de Cristo. Cada um tem o seu lugar, a sua função e o seu valor.
Precisamos aprender, com isso, que as pessoas são diferentes umas das outras, têm histórias diferentes, algumas são mais rápidas, outras são mais lentas; umas aprendem mais rápido, outras precisam de um pouco mais de tempo; umas falam mais, são mais sociáveis, outras mais caladas e retraídas, tímidas.

7º Príncípio: Soberania
É o poder supremo, autoridade moral, autoridade do soberano, qualidade ou estado do que é soberano.

O princípio da Soberania nos ensina que: Deus é Senhor sobre todas as coisas, Ele é o supremo soberano de todo o universo. Ele é o Criador de todas as coisas, em todo o Universo. Tudo existe porque Ele as fez e elas continuarão a existir enquanto Ele sustentar. Gênesis 14:22
Quando reconhecemos a soberania de Deus em nossas vidas, podemos seguir o conselho de Davi em Salmo 37:4,5: Nos deleitaremos n'Ele e Ele concederá o desejo do nosso coração. Quando entregamos o nosso caminho e confiamos n'Ele, podemos descansar que tudo mais Ele fará.


Versículo Para Memorizar: “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.” Salmo 33:12



Capítulo 7 - “Crescendo na Vida Cristã”
Agora que você aceitou a Jesus como o seu Senhor e Salvador, e ganhou uma nova vida, você precisa crescer na vida cristã. Aqui estão algumas coisas que você vai aprender, que te ajudarão a ficar firme nos caminhos do Senhor.

1. Ler a Bíblia: Você não pode esperar o dia, em que vai à igreja ou à célula para ler a Palavra de Deus. Todos os dias, você tem que separar um tempo, uns quinze minutos, pelo menos, para ler a Palavra de Deus, isto é a primeira coisa que você deve fazer ao se levantar, mas se você acorda muito cedo para ir à escola, faça isso logo depois que almoçar, nunca deixe para o final da noite, porque você pode estar muito cansado e, por isso, acaba lendo a Bíblia com desânimo. Quando ler a Bíblia, você deve seguir alguns passos como: estudar, memorizar e meditar.
Estudar: procure as palavras que você não conhece no dicionário ou pergunte para alguém, não deixe de compreender aquilo que está lendo.
Memorizar: você precisa memorizar os versículos, porque isto é uma grande ferramenta para combater Satanás. Quando vem aquele pensamento errado, uma forte tentação para pecar, se você tem alguns versículos, na sua mente, isso o ajudará a vencer a tentação mais rapidamente. Dt 6:7-9
Meditar: é pensar sobre o que leu, é fazer a pergunta: o que isso que eu li pode me ajudar? Qual a lição que posso aprender deste texto?
Peça ao Espírito Santo que te ajude a compreender a Palavra, praticando o que está lendo. Sua mente deve estar alimentada diariamente com a Palavra de Deus (Fp 4:8-9). A Palavra guardada em seu coração te ajudará a não pecar (Sl 119:11).

2. Orar: “Em tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” - João 14:13
A oração deve fazer parte da sua vida, todos os dias. Todo cristão precisa de vitamina BO (Bíblia e Oração) para crescer saudável. Orar é falar com Deus, simplesmente, aquilo que está em seu coração, seus desejos, seus sentimentos, como você fala com sua mãe, seu colega, você pode falar com Deus de forma natural. Assim como a Bíblia, na oração há alguns passos a seguir:
Adoração e Louvor: inicie a oração dizendo palavras de elogio a Deus, Ele é amor, bondade, paz, onipotente, adore-O pela sua grandeza, pela sua misericórdia, pela sua bondade. Louve-O pelos seus feitos, porque ele cuida de você, te sustenta, te guarda a cada dia. Ele é o único Senhor, que merece a nossa adoração e Louvor!
Confissão: Confesse os seus pecados e peça perdão a Deus, para que você não corte a comunhão com o Pai. Peça que o sangue de Jesus te purifique, te lave de todo o pecado (João 1:9).
Petição: Coloque os seus pedidos diante de Deus, creia de todo o seu coração que o Senhor é o Deus do impossível, é o Deus Poderoso. Ore com fé, com confiança, que o Senhor te responderá! Ele suprirá todas as suas necessidades (Fp 4:19)
Gratidão: Sempre agradeça a Deus por tudo o que Ele tem feito na sua vida, na vida da sua família. E agradeça a Deus, pela fé, pelas coisas que ainda Ele realizará em sua vida. Devemos agradecer tanto quanto pedimos. O Senhor se alegra muito com um coração grato.

3. Freqüentar à igreja: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor!” -Salmo 122:1
É muito importante freqüentar uma igreja. É na igreja que você vai ter comunhão com os irmãos, que servem o mesmo Deus que você serve. Você vai aprender como adorar, louvar e ter mais entendimento da Bíblia através das pregações. Quando aceitamos Jesus, passamos a fazer parte do corpo de Cristo, que é a igreja.


4. Freqüentar uma célula: além de freqüentar uma igreja, você precisa pertencer a uma célula, que são grupos de pessoas que se reúnem nas casas durante a semana. Na célula, por ser um número bem mais reduzido que na igreja, você será acompanhado mais de perto pelo líder, que na verdade, tem a função de um pastor que pastoreia o seu pequeno rebanho, chamado célula. Nesse grupo você pode falar, compartilhar a Palavra de Deus, pedir oração pelas suas necessidades, se fortalecer com os testemunhos que vai ouvir.

Versículo Para Memorizar: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário